O incômodo ao usar os óculos e o desconforto estético podem levar o paciente a optar pelo uso das lentes de contato. No entanto, não basta apenas solicitar a confecção da lente de acordo com o seu grau. É preciso realizar o teste e a adaptação de lentes de contato.
O exame consiste em uma avaliação oftalmológica em que o médico realiza o diagnóstico completo, prescreve a receita, faz a adaptação e o controle da lente no olho do paciente. Nesse momento são analisados o grau e a curvatura para que a lente fique bem encaixada e para que o modelo seja ideal para a melhoria da visão da pessoa.
Por que o teste é importante?
Vale ressaltar que nem todas as pessoas podem usar lentes de contato. Certos tipos de doenças oculares podem dificultar o uso das lentes e, em alguns casos, colocar em risco a saúde dos olhos da pessoa. É o caso de quem sofre com olho seco, infecção crônica na região, alergias e outras condições. Por esse motivo é extremamente importante realizar o teste e adaptação de lentes de contato,
Além disso, durante o exame, o médico oftalmologista passa orientações sobre como manusear a lente, colocar, remover, período de uso e sobre como guardá-las durante a noite. Ter ciência dessas informações é fundamental para evitar a entrada de bactérias, fungos, desenvolvimento de úlceras e, nos casos mais graves, até mesmo a cegueira.