A ecobiometria ultrassônica é muito importante para o diagnóstico preciso de algumas complicações oculares e, também, é muito utilizada no pré-operatório da cirurgia de catarata.
Como funciona a ecobiometria ultrassônica?
Esse exame tem o objetivo de possibilitar o cálculo do grau da lente a ser colocada dentro do olho nos casos de cirurgia de catarata. Saber qual o melhor grau da lente intraocular permite que o paciente tenha uma melhor visão após a cirurgia. Este exame também consegue medir o comprimento do olho, o que é importante no diagnóstico de alterações no tamanho ocular.
A ecobiometria ultrassônica consiste em aparelho, equipado com uma sonda do formato de uma grossa caneta, que realiza o envio dos sinais ao console principal. Lá, esses sinais são filtrados e amplificados, produzindo imagens que podem ser visualizadas em tempo real e arquivadas também.
Recomendações
O exame é indicado para os pacientes nas seguintes situações:
- No pré-operatório de cirurgias de catarata;
- Realização do diagnóstico de alterações no tamanho ocular;
A ecobiometria ultrassônica pode provocar o embaçamento da visão por alguns minutos. No entanto, como o efeito passa de forma rápida, não é necessária a presença de um acompanhante. Além disso, é recomendado que o paciente suspenda o uso de lentes de contato por até 20 minutos antes do exame.