A biometria ultrassônica é o exame utilizado para medir o comprimento axial do olho. De modo geral, apresenta a característica de toda a anatomia da região, como o comprimento do olho, por exemplo. Esses dados são importantes para definir o grau da lente intraocular que será utilizada no paciente que irá passar pela cirurgia de catarata.
Como é feita a biometria ultrassônica?
É utilizado um aparelho de ultrassom para a realização do exame. Após o olho anestesiado por meio de um colírio, a sonda do equipamento encosta na pálpebra e gera os dados necessários para o diagnóstico do oftalmologista. A grande vantagem é que o paciente pode ficar com os olhos fechados para o seu melhor conforto e, também, precisão no exame.
Esse procedimento é indolor, já que é feito sob anestesia local, e não gera desconforto ao paciente.
Para quem é indicado?
Tal exame é mais indicado quando a opacidade da catarata pode prejudicar o resultado assertivo de procedimentos um pouco menos complexos. Além disso, as pessoas que irão passar pela cirurgia de correção de grau (miopia e hipermetropia) também precisam passar pelo exame de biometria ultrassônica.
Orientações para o exame
A biometria ultrassônica tem duração de, aproximadamente, 10 minutos. Mas, apesar de ser bem rápido, como há a dilatação da pupila, o paciente tem a opção de levar um acompanhante.
Para as pessoas que fazem uso de lente de contato, é preciso ficar 5 dias anteriores à realização do exame sem colocá-la. Ainda, é dispensado o jejum e outros preparos.